segunda-feira, 30 de junho de 2014

OS DEMÓNIOS DE ALCÁCER KIBIR NO FÓRUM LISBOA

O filme OS DEMÓNIOS DE ALCÁCER KIBIR,  de José Fonseca Costa, é exibido esta quinta-feira, 3 de Julho, às 21h30, no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), tendo como convidado na sessão Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema.

Cópia em 35mm.


Organizada pela Assembleia Municipal de Lisboa e pela produtora Real Ficção, a sessão integra o ciclo “40 anos 25 de Abril”, que prossegue até final de Julho, às quinta-feiras, 21h30, com entrada gratuita, no Fórum Lisboa. 


O percurso de uma pequena companhia teatral pelo Alentejo em vésperas do 25 de abril, percorrido por uma série de símbolos da repressão e revolução que anunciam o fim da ditadura. José Fonseca e Costa devolve-nos a imagem de um país que mergulha num passado recente e nos fantasmas do inconsciente nacional. Segundo escreveu Eduardo Prado Coelho, “abre-se aqui uma outra teoria onde aproximadamente se proclama que a liberdade se conquista sempre onde o real tal-qual-é se fende e o imaginário se nos propõe”. Apresentado em Cannes na Quinzena dos Realizadores, teve estreia comercial em Portugal em 1977. Canções de Sérgio Godinho, que tem aqui a sua estreia como ator no cinema português.

Sem comentários:

Enviar um comentário